PROJETO LER+ MAR

O projeto “Ler o Mar em Viana” foi iniciado no ano letivo de 2013-14, por iniciativa das bibliotecas escolares do Agrupamento de Escolas Santa Maria Maior, no âmbito de uma candidatura ao projeto Ler+ Mar do Plano Nacional de Leitura. Com este projeto pretendeu-se que os alunos trabalhassem o tema do mar de forma interdisciplinar e sob as perspetivas científica, ambiental, geográfica, histórica e turística.

A descoberta de textos em língua portuguesa, de diferentes tipologias e épocas e em diversos suportes, foi o ponto de partida para o trabalho de pesquisa sobre o mar e a orla marítima de Viana do Castelo.

O projeto envolveu alunos do 3º ciclo da EB Frei Bartolomeu dos Mártires e alunos do ensino secundário da Escola Secundária de Santa Maria Maior, permitindo, por um lado, a articulação entre níveis de ensino e, por outro lado, uma dinâmica de interdisciplinaridade em que cada disciplina/área do saber contribuiu para a construção conjunta do conhecimento e para a elaboração do produto final: um roteiro digital interativo.

No 3º ciclo as disciplinas envolvidas foram a História, as Ciências Naturais, a Língua Portuguesa e a Educação Visual. No ensino secundário, o Português, a Biologia, a Oficina Multimédia, o Inglês e as disciplinas técnicas do curso profissional de Técnico de Turismo.

Contou-se ainda com a colaboração do Centro de Interpretação Ambiental, do Gabinete de Arqueologia da Câmara Municipal de Viana do Castelo, do Parque Natural do Litoral Norte e do Turismo Porto e Norte de Portugal.

Foi muito gratificante para todos os alunos a participação nas diversas ações que levaram à construção do roteiro: visitas de campo, palestras com especialistas, sessões de pesquisa na biblioteca, seleção de informação e de fotografias, tradução de textos para inglês, gravação de audioguias, ou seja, participar num projeto que lhes permitiu adquirir conhecimento, enriquecer a sua cultura geral e também desenvolver competências para a vida: autonomia, responsabilidade, criatividade e espírito crítico.

O produto final resultante das pesquisas efectuadas ao longo de três anos é um roteiro turístico digital e interativo da orla marítima de Viana do Castelo com enfoque no património natural (fauna e flora) e no património histórico-cultural (os fortes e outros elementos da presença humana nesta zona, como as pias salineiras e as gravuras rupestres da praia de Fornelos), apresentado à comunidade no dia 31 de maio.

Este roteiro com áudioguia está disponível para descarregamento e utilização em tablets e smartphones através do seguinte código QR:

 

 

 

 

 

2013 / 2014 e 2014 / 2015

Ler o Mar em Viana

 

No âmbito do programa Ler+ Mar do Plano Nacional de Leitura, as bibliotecas do agrupamento viram o seu projeto "Ler o Mar em Viana" entre os dez selecionados a nível nacional.

 

Este projeto pretende que os alunos envolvidos trabalhem o tema do mar de forma interdisciplinar e sob as perspetivas científica, ambiental, geográfica, histórica e turística. A descoberta de textos em língua portuguesa, de diferentes tipologias e épocas e em diversos suportes, será o ponto de partida para o trabalho de pesquisa sobre o mar e a orla marítima de Viana do Castelo. O projeto envolverá alunos do 8º ano e do ensino secundário, permitindo, por um lado, a articulação entre níveis de ensino e, por outro lado, uma dinâmica de interdisciplinaridade em que cada disciplina/área do saber contribui para a construção conjunta do conhecimento e para a elaboração do produto final: um roteiro turístico da orla marítima de Viana do Castelo com enfoque na observação de espécies e no percurso das fortificações.

 

Para além do desenvolvimento de competências promotoras da aprendizagem, este projeto visa o reforço das dinâmicas de trabalho em contexto de agrupamento (articulação entre 3º ciclo e ensino secundário) e da abertura do agrupamento à comunidade através de parcerias com entidades locais e da
intervenção do trabalho escolar na sua vivência.

 

Das diferentes atividades previstas no âmbito do projeto, realizou-se, na ESSMM, uma conferência de apresentação do Parque Natural do Litoral Norte, pelo Dr. Artur Viana, supervisor do parque, destinada aos alunos do 8º ano da EB 2,3 Frei Bartolomeu dos Mártires, no âmbito da disciplina de Ciências Naturais, com o objetivo de preparar visitas de estudo ao referido parque que se realizaram no início do 3º período do ano letivo 2013/14.

 

A visita ao P.N.L.N. contou também com a presença de um grupo de alunos do 12º G (Artes Visuais) que fez a cobertura fotográfica da visita com captura de imagens das espécies observadas.

 

Seguiram-se sessões dinamizadas pelos professores de Ciências Naturais das turmas de 8º ano e pelas Bibliotecas Escolares do agrupamento sobre Literacia da Informação, visando técnicas e elaboração de trabalhos de pesquisa sobre o tema em estudo.

 

No início do próximo ano lectivo, realizar-se-á uma exposição dos trabalhos de pesquisa realizados.

 

Vê as fotos AQUI